quinta-feira, 11 de abril de 2013

Manual dos 40


O momento que você tem plena noção da chegada da quarta década da vida é aquele que a consciência de que a juventude te abandonou assenta sobre sua cabeça como um quipá. Observa-se o corpo no espelho e o reconhecimento de quem foste lhe é ainda fácil, mas não mais imediato. Mesmo que a imprecisão lhe ocorra, e não consiga descrever com clareza as alterações, elas se fazem presente na sua imagem e na sua consciência. A negação, deste momento em diante, passa a ser uma mentira quando dantes era apenas uma distração.
O corpo, que saudade do meu corpo de duas décadas atrás. Que saudade das minhas preocupações de outrora. Que saudade de ocupar o meu tempo apenas com aquilo que era importante para o meu futuro. Como era bom poder ser egoísta.
Aos 40 é necessário ampliar o leque das preocupações, e, consequentemente, reduzir as expectativas, os sonhos egoístas. Os sonhos passaram a ser possibilidades que outra pessoa poderá vir, se tiver vontade, possibilidade e oportunidade, realizar.
O mundo continua sendo vivo e vibrante, mas a urgência pertence aos outros. A vontade de correr continua presente, mas o tornozelo, joelho, nervo ciático, pé de atleta etc. não mais permitem. Cabe apenas escolher, com muito critério, a corrida na qual você se inscreverá. Mas, é impossível correr o circuito das quatro estações. Pois, como dantes dito, é preciso priorizar suas escolhas, a inexistência de energia cinética, combustível e outras provisões impedem de participar de todo o circuito. Aquele desejo de correr o Raly Paris-Dakar terá de ficar para a próxima encarnação.
Contente-se. Mesmo porque se a escolha recair na tristeza, isso não retardará o processo, provavelmente o acelerará. Existem prêmios nessa fase se não permaneceres observando a porta dos fundos de sua casa emocional. Ao sentar na varanda, caminhar pelo jardim e conhecer a vizinhança perceberá que essas quatro décadas trouxeram amizades, experiências, histórias, amores, vida. Encontrará nessas emoções toda a provisão necessária para o restante da jornada, sem que tenha necessidade de previamente saber o tempo da aventura.
(Escrito por Simone da Silva Figueiredo, 10 de março de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário