quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sofia


Sofia é uma cobra. Mas, isso não significa que tenhas de temê-la ou de achá-la comum. Sofia é uma cobra que reside no Rio Matapi no Amapá. Sofia é uma cobra muito grande.
Sofia é filha da linda índia Icorã, prometida de Tupã. Icorã vivia triste por não poder escolher o amado, já havia sido prometida. Numa das noites, ao chorar às margens do Rio Matapi, foi seduzida por Tucuxi – um boto que se travestiu de cisne para se aproximar. Tempos depois deu à luz uma linda menina - Sofia. Com medo de ser desprezada na tribo jogou a menina ao rio. Tucuxi, arrependido do que fez e por amor a filha, transformou a menina numa cobra para salvá-la, mas não em qualquer cobra e sim na maior das cobras.
Sofia passou a nadar no Rio Matapi, protegendo os botos e os peixes de serem maltratados. Certo dia, Sofia parou para descansar e dormiu. Sofia está dormindo por tanto tempo que a seu redor juntou terra, a relva cresceu, árvores se desenvolveram e os passarinhos, que confiavam em Sofia, fizeram seus ninhos sobre ela.
Hoje, Sofia é a Ilha de Santana. Dizem que se você fizer silêncio pode ouvir o ronco de Sofia. E todos pensam que a vida boa pode acabar se Sofia acordar.

___________________________
Conheci essa história numa viagem ao Amapá no ano de 2005. Ao chegar em casa no Rio de Janeiro contei essa história a minha filha, Luiza, com então 3 anos e a minha afilhada - Ariane, com 5 anos. Ambas gostaram tanto da história que montaram um teatro de fantoches e encenaram a história para a nossa família e amigos. Tiveram de apresentar a peça por cinco vezes. Como resultado disso, Luiza se interessou por Teatro e fez um curso de interpretação. Hoje, Luiza tem 10 anos, gosta de ler e contar histórias.

Escrito em 25/07/2012 por Simone da Silva Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário