sábado, 24 de dezembro de 2011

Um anjo para mim


Quando eu tinha por volta dos meus 20 anos eu me enamorei.  ... Eu me enamorei por duas mulheres.

Deixa eu me apresentar primeiro, meu nome é... .  Na realidade, meu nome não importa, então deixemos isso para lá. O que importa é quem eu fui e as pessoas que conheci.

Nasci numa família judia. Filho de pai e mãe judia, família influente no bairro de residência, seguia o protocolo. Ia ao templo, jejuava, fazia meus estudos da Cabala e lia diariamente, religiosamente, a Torá.
Minha vida era boa, sendo eu filho único de uma família abastada, nada nunca me faltava. Vivia como era o esperado e mamãe estudava com qual menina judia, frequentadora assídua da sinagoga, ela iria arquitetar meu casamento. Meu pai escrevia o meu futuro, eu iria substituí-lo a frente dos negócios. Seria no futuro o Senhor Meu Pai num novo corpo.

Certo dia, eu conheci Valéria no retorno do colégio, meus olhos brilharam. Ela era tão linda, meiga, gentil, educada. Valéria era tudo que eu queria e precisava. Valéria só tinha um defeito, não era judia. Mesmo assim apresentei-a ao meu pai. Acreditei haver compreensão no core paterno pelo meu desejo de quebrar uma regra tão importante. O judeu é filho de judia. Enfrentei a minha família e pedi, ao pai de Valéria, ela em namoro.

O tempo ao lado de Valéria era doce. Menina de coração puro e bom tinha sonhos de ajudar o mundo. Encantava-me a atenção que ela dispensava a todos que necessitavam. Não tinha criança enjeitada que dela não tinha um abraço. Não tinha idoso sem família que nela não encontrava uma neta. Nem os animais ela os largava a própria sorte. Valéria vê as qualidades nas pessoas ao lhes observar o coração. Via em mim o homem que eu desejava ser: respeitável, amável, pai de família e, acima de tudo, bom.

Logo depois conheci Margareth. Mulher mais experiente e com um filho. Deixei-me enlaçar por uma teia recheada de desejos carnais não antes experimentados por mim.

Fiquei balançado entre a doce Valéria e a caliente Margareth. A luxúria e não a razão me fez escolher a última. Claro que meu pai não apoiou a decisão. De todos os possíveis erros que cometeria na comédia de minha vida esse era sem a menor dúvida o mais gritante, segundo o olhar paterno naquele momento e o meu atualmente.

Uni-me a Margareth, criei seu filho, vivi longe de minha família, adoeci e fui abandonado. Tudo em pouco tempo. Fui deixado em um asilo, um manicômio.

Valéria, àquela quem abandonei, me procurou. Soube por alguém que estava doente. Valéria tomou ciência de minha condição física, psicológica e emocional. Valéria me resgatou do inferno das doenças.

Valéria limpou as minhas feridas, me alimentou, me medicou. Me apaixonei novamente por Valéria. Mas, ela somente tinha olhos para o noivo. Cheguei tarde. Como os jovens de hoje expressam, a fila andou.

Valéria não me abandonou, encontrou a clínica aonde me encontrava internado. Procurou os médicos, rogou por atenção e providências. Conseguiu que uma parenta assumisse a minha condição e os cuidados para comigo.

Hoje, 42 anos depois, estou em condições plenas de funcionamento integral do meu ser. Tenho consciência de tudo que vivi em todas as minhas vidas. Percebo o caminho que deixei de trilhar e o destino de felicidade para qual ele me levaria. Se em vida entendi que perdi a melhor mulher que Deus poderia ter reservado para mim. Na minha morte percebo que me afastei de Deus, me afastando do anjo da guarda que ele me destinou.

Escrevo, agora, do meu novo endereço, uma lápide em um cemitério.

Autor: Simone da Silva Figueiredo
(Escrito em 24 de dezembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário